Amo amo E amo os documentários sobre pintores famosos, sempre falo aqui.
Este Dangerous Desires é sobre um dos meus preferidos, o austríaco Egon Schiele, o pintor que chocou e maravilhou a grande Viena do início do século XX, o centro do mundo intelectual da época.
O documentário é super bem feito, com recriações bem interessantes de momentos da vida do pintor e o mais legal, é baseado em correspondências do próprio Schiele com várias pessoas de seu meio, artistas, médicos, família e muito mais.
O filme é bem dirigido e tem uma condução histórica ótima, com depoimentos de especialistas de diversas áreas que nos contam da importância de Egon Schiele não só nas artes plásticas.
E pra mim, o mais legal, é aprender sobre sua obra, o que eram as cenas retratadas em suas telas, quem era quem e os porquês são muito legais.
Schiele era considerado um pop star, bonitão, jovem, boêmio, super inteligente, letrado e obviamente super talentoso, o que deixava todo mundo a seus pés.
Descobrir que ele lutou na I Guerra Mundial e que saiu de lá com vontade de largar tudo e ter uma vida pequeno burguesa foi o choque do filme pra mim.
Claro que não foi o que aconteceu, mas seu fim foi trágico e triste, bem triste.
NOTA: