Olha lá, mais um filme com o vencedor do César 2023 de melhor ator Benoît Magimel depois do Pacifction que eu tanto odiei.
Mas neste drama dilacerante Magimel está ótimo como um sobrevivente de um atentado a um restaurante em Paris.
Só que o filme não é sobre o cara e sim sobre a maravilhosa Virginie Efra, a atriz francesa mais interessante pra mim nos dias de hoje, aquela que me faz procurar seus filmes.
Aqui ela é Mia, uma tradutora com uma vida que parece estar bastante estabilizada que um dia por acaso entra no tal do restaurante onde o atentado acontece e ela sobrevive miraculosamente.
Mas não sem cicatrizes.
E se fosse só o corte que ela sofreu na altura das costelas, esse seria o menor dos problemas de Mia.
Semanas após a tragédia, ela volta ao restaurante junto com outros sobreviventes e lá, com ajuda médica e psicológica, as pessoas começam a participar de encontros e conversas onde tentam se lembrar do que aconteceu, como foi o momento e como eles sobreviveram.
Só que de cara Mia é acusada de ter se escondido no banheiro do restaurante, trancando-se lá dentro e impedindo que outras pessoas também lá se escondesse.
Mas a gente sabe que isso não aconteceu porque a gente viu a tragédias.
Mia não se lembra exatamente o que aconteceu mas ela tem certeza que não se escondeu no banheiro e ela vai provar isso porque não quer que as pessoas olhem pra ela com cara de culpada por mortes que poderiam ser evitadas.
O roteiro da diretora Alice Winocour tem uma frieza e uma inteligência suficientes para nos colocar ao lado de Mia, nas buscas pela sua lembrança do que aconteceu no dia mas também nos momentos de sofrimento da mulher que sobreviveu à morte e que tem seus sentimentos extrapolados ao máximo, para o bem e para o mal.
Ter uma atriz do nível de Virginie Efra é o a diretora precisava para ter um filme lindo e profundo ao invés de um melodrama folhetinesco, o que seria possível sem ter uma direção precisa.
Além, claro, de ter uma Paris belissimamente fotografada como personagem importante deste drama imperdível.
NOTA: