Eu acho que vou começar mais uma hashtag aqui no Já Viu?, desta vez vai ser #filmedegentegrande.
All The Beauty And The Bloodshed, Toda a Beleza e a Carnificina num tradução possível, é o documentário candidato ao Oscar sobre a vida da icônica fotógrafa Nan Goldin e sua batalha ferrenha contra a Sackler, a família dona da empresa que criou e comercializa o Oxycontin, o remédio responsável a maior onda de dependência química e morte nos EUA nos últimos anos.
Nan Goldin sofreu por anos por ser dependente da “heroína da farmácia”.
Depois de se curar, criou um grupo de ajuda aos dependentes e suas famílias e por anos tentou fazer com que Museus e galerias se desligassem da família Sackler e do dinheiro manchado de sangue que eles doavam para instituições de arte.
A grandeza deste filme, que venceu o leão de ouro no Festival de Veneza, é mostrar a carreira absurda da fotógrafa Nan Goldin, um dos maiores nomes do underground artístico novaiorquino, que revolucionou a fotografia mostrando que sim, tirar fotos de sua vida e das vidas de seus amigos, de sexo, drogas e rocknroll sim é arte.
Demorou para que o mundo da arte percebesse isso e Nan foi percorrendo seu caminho errático, trangressor e genial até que explodiu, implodiu e foi pega no horror do Oxy.
A luta de Nan Goldin é mostrada microscopicamente em All The Beauty And The Bloodshed.
Ao abrir mais uma vez sua intimidade, a fotógrafa escancara a possibilidade de outras pessoas que passam e passaram pelos mesmos problemas que Nan em uma iniciativa onde o “ninguém solta a mão de ninguém” é vivida literalmente com o grupo P.A.I.N. invadindo museus em seus atos de desobediência civil e de protesto radical que servem de exemplos a serem seguidos, principalmente pelo sucesso dessas ações.
As fotos de Nan, os slides de Nan, suas histórias em imagens contadas por ela mesma em todos os detalhes mais “sórdidos” fazem dete documentário não só merecedor do prêmio máximmo do Festival de Veneza mas deveria levar o Oscar e todos os prêmios possíveis.
O filme que de uma vez por todas tira Nan Goldin do circuito das artes e a entrega em uma bandeja de ouro para o grande público, porque em poucos dias o filme entra em cartaz na HBOMax.
NOTA: