O mais chocante deste documentário vindo diretamente da Índia, Tudo O Que Respira, foi ver que ainda tem gente que se preocupa com a vida dos animais mesmo acontecendo uma quase guerra religiosa na esquina de suas casas.
Em Nova Dehli, o irmãos Saud vivem em função de salvar os milhafres-pretos, aves de rapina que estão morrendo aos borbotões, literalmente caindo dos céus por causa da poluição e do caos climático mais conhecido como o fim do mundo.
Eles tem uma “clínica” totalmente improvisada em sua casa, vivem atrás de dinheiro do governo, de instituições internacionais, de ONGs e de quem mais eles puderem bater à porta mas tem constantemente as portas fechadas em suas caras.
Mas eles não se cansam.
Recebem telefonemas e lá vão atravessando a cidade para resgatar aves caídas, levam para sua clínica, cuidam, medicam, alimentam e os soltam de volta aos ares.
Tudo O Que Respira está indicado ao Oscar de Melhor Documentário não por nada: o filme é um documento poético, profundo, humano e bem pungente de uma família que dedica sua vida ao bem comum invisível. Mas nem tanto.
O trabalho deles é conhecido, sabido e reconhecido por uma parcela da população que acaba os ajudando e também por uma parte da comunidade oficial que acaba liberando fundos para seu trabalho, já que nunca é tarde e nada é tão pouco.
A grande coisa do filme é a proximidade, a intimidade que a câmera tem com os irmãos.
Os closes em Tudo O Que Respira são valiosos, construindo cenas inesquecíveis, imagens únicas não só dos cuidadores mas também das aves de rapina, dos milhafres que parecem ser violentos, perigosos, mas que quando estão sendo cuidados, parecem brinquedos de crianças de tão tranquilos que ficam.
Aliás, uma das melhores cenas do filme é quando um dos irmãos está resgatando umas aves, uma delas passa e rouba seus óculos em pleno vôo, não dando um arranhão sequer no rosto de tão preciso que é seu vôo.
E enquanto famílias sofrem com os pássaros que os atacam por terem ninhos em suas casas e não poderem fazer nada e por isso chamam os irmãos para ajuda, eles vivem em meio ao caos religioso em suas ruas que daí, não tem irmão Saud que possa ajudar.
Só pra lembrar, o filme estreou na HBOMax, em uma cópia estúpida com legenda em inglês abaixo da tela e em português lá em cima, só pra atrapalhar tudo.
NOTA: