As Bestas é o espanhol sensação em Cannes 2022 e em alguns outros festivais bacanas.
O filme é aquele drama que eu amo, de tirar o chão.
O filme é de uma violência pulsante, crônica da desgraça anunciada.
Mas mesmo assim, ou por isso mesmo, a tensão é tanta que se você roer unhas, prepare-se pra terminar o filme com os dedos em carne viva.
As Bestas são Xan e seu irmão Lorenzo, vizinhos toscos, burros e violentos do casal francês Antoine e Olga que se mudaram para o interior espanhol para terem uma vida tranquila cultivando orgânicos, ajudando os vizinhos a cuidarem mais da terra e ainda assim são odiados e ameaçados pelos irmãos por serem contrários a venderem sua terra para empresários “carniceiros” construírem estações eólicas e acabarem com a história local.
O problema é que os tais vizinhos toscos se acham no direito de resolverem a situação de qualquer maneira, já que se um não vender, os empresários não vão comprar. E como os irmãos nasceram no lugar e não tem onde cairem mortos, eles querem o dinheiro porque acham que vão ficar ricos.
O diretor e co-roteirista Rodrigo Sorogoyen (dos ótimos O Reino e Mãe) consegue aqui nos deixar nervosos o suficiente não só pra torcermos para os franceses ameaçados mas também torcer pra que os irmãos sofram de alguma forma.
A simplicidade dicotômica do roteiro, ou o óbvio ululante, de vez em quando é necessário para que a gente tenha consciência de um problema maior, quase filosófico.
Como no outro grande filme espanhol do ano Alcarràs, onde a história, o sonho, a família, acabam ruindo bem devagarzinho sucumbindo ao progresso e à ganância explícita.
Sorogoyen faz seu filme como um horror da vida real, um filme desesperador mesmo sendo um drama que se desenrola num microcosmo político.
O elenco principal perfeito vivido pelo francês Denis Ménochet (o Peter Von Kant, um dos grandes atores do ano) e pelo espanhol Luis Zahera, aliados à cinematografia primorossa e a grande direção, muito graças ao roteiro perfeito, fazem de As Bestas um dos grandes filmes do ano e uma das grandes surpresas deste finalzinho de 2022.
NOTA: 1/2