O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB (PPJ), o Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC) e a Academia Paraibana de Cinema (APC) estão promovendo o seminário de lançamento do livro “De GADANHO a CLOSES: memória, cinema Super-8, apagamentos e resistência cultural na Paraíba” (2022), no dia 23 de novembro de 2022, de 16 às 19 horas, no auditório Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB. O encontro, aberto ao público, será realizado de forma presencial e contará com participação virtual de pesquisadores e pesquisadoras de outros estados.
A Coletânea apresenta uma série de olhares interpretativos sobre o cinema Super-8 produzido na Paraíba, na fase final da Ditadura Militar no Brasil (1979-1985). O livro já está disponível para download – Download
O seminário de lançamento do livro tem como principal objetivo que cada integrante da obra possa relatar aspectos teórico-metodológicos do seu trabalho, evidenciar os recortes efetuados para análise (escolha de filmes), contexto de época, destacar os desafios encontrados, preservação do audiovisual, refletir sobre a relevância do “ciclo superoitista” e as articulações inter-regionais. Ao todo são 17 textos em forma de artigos, ensaios e entrevistas – acrescido de um capítulo que reúne uma compilação de frases publicadas em diferentes épocas e uma tabela com os filmes produzidos entre 1979 e 1985.
Os organizadores, João de Lima e Pedro Nunes, expressam que o cinema é uma fonte de informação, é lugar de memória, história, documentação e resistência cultural. O livro atualiza e ressignifica essas diferentes memórias. Ressaltam a importância dos estudos acadêmicos (teses, dissertações e TCCs), a existência das publicações bibliográficas autorais sobre o tema, a produção de dois vídeos sobre essa fase do Super-8, o Projeto Cinema Paraibano: Memória e Preservação (UFPB\Petrobrás) que digitalizou todo acervo do período cultural. Todas essas iniciativas existentes possibilitaram que as novas gerações dispusessem de acesso ao conhecimento e aos filmes da época.
Todo esse material também funcionou como suporte indispensável para as diferentes pesquisas da coletânea ‘De Gadanho a Closes’.
“Em média foram três anos intensos de pesquisa, cotejando informações, examinando filmes, consultando arquivos públicos e privados, coletando depoimentos, e analisando material acadêmico. O livro possui esse rigor acadêmico quanto a checagem de informações, produção de conhecimento sempre avaliada criticamente por pares e a dimensão ética tão necessária em trabalhos de cunho analítico. Verificamos, então, que o tempo opera com apagamentos, perdas de informações e extravios, principalmente em se tratando de material sensível sonoro-visual, como no caso de celuloides em Super-8 que não possuem matrizes negativas. Além da necessidade quanto ao processo de digitalização, correções e remasterização, esses filmes precisam de tratamento especializado, carecem de políticas de conservação e disponibilização em repositórios audiovisuais públicos”, comenta Pedro Nunes em entrevista sobre o livro ‘De Gadanho a Closes’.
No final dos anos 70, a Paraíba vivenciou uma espécie de “surto” de produções cinematográficas com a utilização da bitola Super-8, produzindo espontaneamente uma movimentação cultural (retomada da produção cinematográfica) em diálogo com outras iniciativas de resistência como o teatro, a música, artes gráficas, artes plásticas e produções mimeografadas. Os filmes desse período abordam a miséria, os conflitos sociais urbanos com ênfase as abordagens libertárias em torno do direito de ir e de vir e manifestações que envolvem a livre expressão sexualidade. O livro aborda todas essas complexidades e focaliza principalmente os filmes GADANHO (1979) de João de Lima e Pedro Nunes e CLOSES (1982) sem deixar de lado outras obras importantes do período.
Para João de Lima Gomes, o outro organizador da Coletânea “A ideia de se refletir sobre filmes já canônicos do cinema paraibano – GADANHO e CLOSES – se insere no contexto de retomada de uma visão democrática de circularidade do produto cultural no Estado da Paraíba e propicia a ampliação do debate local sobre a arte e sua preservação como espaço ideal para que a tradição informe o presente tempo com perspectivas criativas de futuro. Boa hora para impulsionar ações concretas relacionadas com a pesquisa, produção de conhecimentos, acesso e visibilidade de nossa história cultural”.
Os participantes do livro atenderam a Chamada Pública lançada antes do início da Pandemia. São os seguintes pesquisadores e pesquisadoras que compõem a presente coletânea: Alexandre FIGUEIRÔA (UNICAPE), André Huchi DIB (UFPB), Arthur MORAIS, Bruno ROSSATO (UERJ), Claudio Cardoso PAIVA (UFPB), Deisy Fernanda FEITOSA (USP), Fernando Trevas FALCONE (UFPB), Hélder Paulo Cordeiro da NÓBREGA (UFPB), João Carlos MASSAROLO (UFScar), João de Lima GOMES (UFPB), Jomard Muniz de BRITTO (UFPE\UFPE), Kellyanne Carvalho ALVES (UFCG), Laércio Teodoro da SILVA (UFPE), Lauro NASCIMENTO (UFPB), Odécio ANTONIO JUNIOR (CEARTE), Pedro NUNES (UFPB), Vania PERAZZO BARBOSA (UFPB) e Vinicius Leite REIS (UNESA-RJ).
SERVIÇO
Seminário de lançamento do livro De GADANHO a Closes
Local: Auditório do Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC) | Dia 23 de novembro de 2022.
Hora: 16 Horas
GOMES, João de Lima; NUNES, Pedro (org). De GADANHO a Closes: memórias, cinema Super-8, apagamentos e resistência cultural na Paraíba, 2022. (Editora do CCTA/RIA Editorial). 560 páginas.
FILMOGRAFIA
Gadanho (1979) de João de Lima Gomes e Pedro Nunes
“Os estudantes de jornalismo Pedro Nunes Filho e João de Lima Gomes (hoje professores do referido Departamento) realizaram Gadanho (1979) sobre os catadores de lixo no Baixo Roger, bairro pobre do centro da cidade. Este documentário de 22 minutos, realizado em Super-8, já esboçava uma estilística do cinema direto, mesmo sem o uso do som sincrônico. Gadanho despertou uma geração de futuros cineastas, dentro e fora do âmbito do Departamento de Comunicação Social, para a realização cinematográfica até então vista como inatingível”, relato de Bertrand Lira publicado na coletânea VARAN: um mundo visível. (P.75-76)
Disponível em: https://vimeo.com/93172315
Closes (1982) de Pedro Nunes
“Closes (1982) é um filme que coloca a questão da sexualidade em um momento em que essa discussão era difícil e impossível, mas quando exibimos Closes hoje algumas falas das pessoas do passado vão sendo colocadas na boca das pessoas agora. É interessante essa perspectiva. É um dos filmes mais importantes nessa discussão da sexualidade e que ainda vai ser muito estudado na academia, não só pelos alunos de Cinema e Audiovisual, mas principalmente pelas pessoas ligadas às Ciências Sociais, Ciências Humanas como um todo, porque é um documento de um tempo que não passa”, observa Everaldo Vasconcelos em Mestre da Utopia. (P.195)
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tRD65tKPWJg&t=14s
SOBRE OS ORGANIZADORES
João de Lima Gomes
Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba. Técnico em “Single sistem” no Atelier Varan-Paris (1984). Tem uma área de atuação voltada para comunicação e cinema, com ênfase em Documentário. Diretor de Péricles Leal: o criador esquecido (2005), dentre outros. Autor de Terra Distante (2014) e Aruanda: Jornada Brasileira (2003), dentre outros. É autor de 32 produções artísticas e culturais – filmes, fotografias e vídeos – como os filmes “Carta a Pedro”, “Gadanho” e “Joguem minhas cinzas no mar do Cabo Branco”.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2464714009394722
E-mail: jdlg@uol.com.br
Pedro Nunes
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Comunicação Digital realizado na Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha. Professor Emérito da UFPB. Realizador de filmes, vídeos e projetos multimídia com repercussões no Brasil e exterior, como “Closes”, “Gadanho”, “Cortejo de Vida”, “Escolas PLURAIS”, “Escolas sem PREconceitos”. Dentre os seus vários livros destacam-se: “Cinema & Poética” (1992), “As Relações Estéticas no Cinema Eletrônico” (1996) e ‘Democracia Fraturada” (2019). Recentemente, recebeu o Prêmio INTERCOM 2022 – Maturidade Acadêmica outorgado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Blog: pedronunesfilho.wordpress.com/
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440364612074477
E-mail: tecnovisualidades@yahoo.com.br