Se você só for assistir 1 filme no cinema nos próximos dias eu te peço pra não perder Marte Um.
O drama mineiro é o filme brasileiro mais importante do ano.
Desde que estreou em Sundance em janeiro, Marte Um vem levantando todas as sobrancelhas de quem o assiste e seu diretor Gabriel Martins só confirma o que ele já havia mostrado em No Coração do Mundo: ele é um cara que não só sabe contar uma história mas sabe fazer brotar emoção de tudo o que filma.
Marte Um conta a história de uma família preta de classe média (média) que sofre os impactos imediatos da eleição de um presidente fascista em 2018.
Mãe, pai, filha e filho vivem sob o mesmo teto, se amam, convivem muito bem, mas à medida que a história é contada vemos que como toda boa família brasileira, eles não necessariamente se conhecem como achavam.
A maturidade cinematográfica de Marte Um é incrível.
Eu me lembro quando anos atrás a gente via filmes argentinos e o papo era sempre o mesmo: como eles conseguem fazer filmes assim e por aqui não.
Com Marte Um eu tenho certeza que nossos hermanos vão ter essa reação: como eles fazem filmes assim e por aqui a gente não consegue.
Marte Um é o filme que pode tirar o Brasil de um limbo cinematográfico internacional e colocar nossas histórias em um patamar que há um tempinho a gente não alcança.
O filme é um dos que estão na lista para representar o Brasil no Oscar ano que vem e minha torcida já é grande.
Viva!
NOTA: 1/2