Assistir Stop-Zemlia dá uma dor no peito desgraçada.
Este filme ucraniano, filme na capital Kiev, mostra que se não fosse pela língua, a gente poderia dizer que Stop-Zemlia tivesse sido filmado em São Paulo ou em Belo Horizonte.
Não só a história da tímida Masha é igual a todas as adolescentes tímidas do mundo mas tudo o que acontece com ela e onde a história se passa é totalmente familiar.
Claro que Stop-Zemlia foi filmado antes da guerra e por isso mesmo podemos ver Kiev e enxergar qualquer cidade grande aqui do Brasil.
Como a escola da menina não é nada diferente de escolas daqui.
Seus problemas são os mesmos, de não se encaixar com os “normais” da escola e só se conectar com as 2 meninas mais “estranhas”.
O trio pária passa por tudo o que todos nós passamos quando tínhamos a mesma idade, uns com mais facilidade, por serem mais populares e outros com a mesma dificuldade, por serem da turma do fundão.
O legal de Stop-Zemlia é sua universalidade, sua aula de cinema interessante, leve e promissor, dada pela diretora Kateryna Gornostai em sua estreia na direção de longas.
Desejar que venham mais, nesse momento de guerra é mais do que meia dúzia de palavras ao vento nesta página e se torna quase que uma oração por esperança.
NOTA: 1/2