Essa é uma das listas que eu mais gosto de fazer todos os anos.
E desta vez, pasmém, ela está bem atípica, cheia de filmes sobre música e tem até animação.
- Flee – animação incrível sobre um afegão que fugiu do talibã e se tornou um intelectual importantíssimo para a luta LGBTQ. De chorar.
- The Velvet Underground – dirigido pelo magistral Todd Haynes e disponível na Apple Tv, este filme é uma aula magna sobre documentário.
- Who Killed The KLF? – assistir um doc cheio de informações inéditas, imagens “perdidas” sobre uma das bandas da sua vida é impagável.
- O Dissidente – um filme obrigatório sobre como o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi assassinado e esquartejado dentro de uma embaixada de seu país. Chocante.
- Os Caçadores de Trufas – filme obrigatório pra quem gosta de: comida, animais e velhinhos italianos bem doidos.
- Summer of Soul – talvez o filme mais importante do ano pelo achado arqueológico do material de um festival de música que aconteceu paralelamente ao Woodstock e ficaram perdidas por anos por um motivo simples: eram shows de música negra.
- Suzi Q / Poly Styrene: I am a Cliché – Suzi Quatro foi a mulher que revolucionou o rock antes de todas as outras. Todas. E Poly Styrene foi a deusa do punk menos reverenciada do que deveria.
- In & Of Itself – o doc que é um show de um mágico numa crise existencial desgraçada que faz com que sua audiência (do teatro e do filme) chore de felicidade com ele.
- Crock of Gold: A Few Rounds with Shane MacGowan – filme sobre uma das maiores lendas vivas e mais “podres” do rock britânico: pertinente, oportuno e abençoado.
- P.S. QUEIME ESTA CARTA POR FAVOR – filme lindo lindo lindo sobre cartas encontradas 50 anos depois de enviadas por drag queens na década de 1950 contando como viviam em uma época que eram proibidas de existirem.