Imaculada é um filme romeno disponível no aplicativo online da #MostraSP #45Mostra e um dos obrigatórios.
Imaculada é o exemplo perfeito do que eu costumo chamar de horror da vida real.
Filme violento, cru, cheio de escolhas radicais da dupla de diretores Monica Stan e George Chiper-Lillemark.
O filme conta a história de Daria, uma garota bem jovem, viciada em heroína, que está sendo internada pelos pais em uma instituição de reabilitação depois que seu namorado também junkie foi preso e Daria finalmente voltou para casa.
Dentro deste lugar, Daria cai na graça dos homens internados por ser linda, jovem e nova ao mesmo tempo que ter o namorado preso dá a Daria um respeito que a protege destes mesmos junkies internados que tanto a desejam.
Mas Daria sofre muito dentro da instituição.
Primeiro por ter que passar pela desintoxicação.
Depois porque o “chefão” da instituição, um junkie mal encarado que trás Daria pra perto de si imediatamente fazendo com que ela seja sua nova “namorada”.
Aquela velha história que a gente sabe que ninguém quer passar nesses lugares que são exemplos de inferno na Terra.
Mas Daria passa por isso, por todo tipo de assédio físico e moral, mesmo sendo a protegida do chefão, porque mesmo esse cara não consegue proteger sua namoradinha o tempo todo.
A crueza do filme se dá primeiro pela câmera que sempre está junto a Daria, em muito close, muito perto, quase incomodando a própria personagem.
E Imaculada não tem trilha, não tem uma musiquinha calminha em uma cena mais tranquila que nos ajuda a respirar e seguir em frente, manipulação bem baixa da dupla de direção.
Mentira!
Essa manipulação é uma das coisas mais legais no cinema, quando nos colocam no meio da ação, quase que no lugar da personagem, sofrendo tudo o que ela sofre.
Ana Dumitrascu dá vida a Daria de uma forma tão profunda que por horas eu imaginava que o filme fosse um documentário.
A construção de personagem onde Ana/Daria está sempre com o cabelo sujo e mal penteado, o rosto cheio de espinhas e o olhar sempre triste, vazio, sem esperança fazem com que Imaculada seja um dos grandes filmes do ano, chancelado pelo monte de prêmios que o filme recebeu no mais recente Festival de Veneza.
NOTA: 1/2