Carro Rei é um filme brasileiro na competição principal do canadense Fantasia Festival.
Só essa frase já me deixaria feliz, mas tem mais.
Tem outro filme brasileiro no festival, Princesa Yakuza, que logo falo dele também.
Mas a cereja do bolo dessas notícias é que ambos os filmes são muito bons.
Carro Rei é um filme pernambucano, dirigido pela ótima Renata Pinheiro, com um senso pop bizarro como há muito não via por aqui.
O filme se passa em Caruaru, onde Uno (Luciano Pedro Jr.), um moleque que consegue ouvir/entender o que os carros falam, sofre traumas na infância causados basicamente por um Uno, o carro, da frota de táxis de seu pai que se chama CarruAru e que pelo trauma, resolve “esquecer” esse seu poder telepático, até que quando adulto, precisa usar esse dom, junto de seu tio doidão Zé Macaco (Matheus Nachtergaele mostrando que nunca esteve tão bem).
Por causa de um decreto municipal do prefeito inescrupuloso, todos os carros com mais de 10 anos de idade serão proibidos de circular por Caruaru. Uno e o tio Macaco resolvem reformar todos os carros da frota do pai usando o poder de Uno para ouvir o que cada veículo precisa, inclusive fazer com que os carros não só tenham vida própria mas também que possam conversar com as pessoas.
Só que Zé Macaco não é o doido fofo que parece ser e baixa um Coringa fascistóide no cara que cria um exército de carros assassinos bizarro.
Ah, e ainda tem a namorada do tio Zé que gosta de transar com os carros.
Fofos, né?
Carro Rei poderia ser uma mistura de Christine com Crash do Cronenberg e pitadas de crueldade do Coringa se eu fosse preguiçoso.
Como não sou digo que Carro Rei entra para o panteão do cinema brasileiro como um filme fantástico meio do mal, bem bizarro e com uma construção de roteiro tão estranha que por vezes eu achei que o filme seria uma grande porcaria, de tanto risco que toma.
Para minha e nossa sorte, fui sempre surpreendido com grandes ideias e soluções cinematográficos.
Filmaço, pop, divertido, inventivo, tudo o que a gente precisa no cinema nacional.
NOTA: