Notorious B.I.G. – A Lenda do Hip Hop é um documentário lançado pela Netflix sobre um dos grandes nomes do hip hop de todos os tempos, sobre seu começo e seu fim tão prematuro.
O filme é daqueles que parecem feitos no excel de tão precisas que são suas informações com imagens e fatos sempre comprovados sobre a vida de Christopher Wallace, o ex vendedor de crack que se torna um gigante da música e aos 24 anos de idade é assassinado em um crime até hoje não explicado.
O grande trunfo do filme é o material em vídeo produzido por um dos grandes amigos de B.I.G., que fazia parte de sua turma próxima, a M.A.F.I.A.
Com isso conseguimos ver o rapper em casa com sua mãe, gravando, em muitos shows, em hotéis, na rua, com sua esposa, a também cantora Faith Evans e com seus filhos, depoimentos que mostram sua importância no hip hop.
Mas quase passa por cima do tema central da morte do rapper: sua disputa com Tupac Shakur pelo pseudo título de rei do hip hop, que acabou causando a morte de ambos artistas, como todos acham, mas de novo, nada sendo descoberto e provado pela polícia.
Apesar disso, o filme sofre em ritmo e cinematografia, parecendo mais uma reportagem muito bem feita de um programa de televisão do que um documentário para o cinema.
Como disse, tudo está lá, tudo é pertinente e certinho, mas falta sentimento.
O documentário é frio, esquemático e foi bem difícil pra mim assistir de uma sentada.
NOTA: