Kola Superdeeep é um filme de horror russo cuja história é baseada pelo Kola da vida real, um buraco de mais de 12 km de profundidade feito pelo homem no noroeste russo, perto da divisa com a Noruega.
Só de ler isso a gente já pensa: pra que isso mesmo, amiguinhos?
Perfurar pro centro da Terra? A gente já não tem problema demais aqui em cima?
A gente já não leu livro de desgraça suficiente onde começa com esse tipo de “pesquisa”?
No filme, uma equipe do exército é chamada para ir imediatamente do Kola numa noite de Natal dos anos 1980, comandada por uma super cientista, porque os trabalhadores do super buraco ouviram barulhos estranhos e pior, foram infectadas por algum tipo de vírus, ou sabe-se lá o que exatamente.
Em 5 minutos de filme o povo chega lá e já leva uma dinamitada na cara de um cientista que pirou, antes mesmo de saírem do helicóptero, só de boas vindas.
Kola Superdeep é uma porcaria de filme.
Roteiro ruim demais, cheio de buracos e de jogadas super cara de pau descaradas, com um elenco meia boca mas com uma direção acertada e precisa, apesar de todos os pesares.
E acho que por causa dessa direção que eu não consegui tirar os olhos do filme em suas 2 horas de direção.
Por mais buracos e atitudes estúpidas dos personagens, de ir pra cima ou pra baixo, de atirar ou não atirar e das piadinhas tontas e das cantadas de tiozão do pavê, o filme tem um clima bom de suspense e um monstro que é quase incrível.
Ah, outra coisa que estraga o clima é a direção de fotografia de Kola.
Ou a cena é toda super iluminada com uma lua branca que irrita ou é cheia de luz vermelha que explode na tela e não te deixa enxergar direito.
Sei que esse truque de não deixar enxergar direito é típico de filme de monstro, tipo Godzila que sempre aparece a noite em dia de chuva, um saco.
Mas aqui em Kola o vermelho irrita.
Tem sequência que acontece com um fundo de parede vermelho iluminado por uma luz vermelha que ao invés de se anularem e ficar tudo branco, fica tudo vermelho ao extremo.
Mas de novo, o filme me segurou.
Kola é aquele trash com dinheiro, trash sem intenção que é quase bom, mas que não é.
Recomendo.
NOTA: