Jóhann Jóhannsson foi um compositor islandês que vinha revolucionando a trilha sonora de filmes até sua morte súbita e inesperada em 2018, pouco antes de completar 50 anos de idade.
Em 2014 ele lançou um curta metragem que dirigiu chamado End Of Summer, um documentário poético feito em uma viagem à Península Antártica.
Esta é a primeira vez em quase 5 anos ininterruptos de #1filmepordia que eu falo de um curta metragem.
Não sei se isso vai virar um “novo normal” (oi!) por aqui mas eu não poderia de indicar End Of Summer que acabou de entrar no catálogo do Mubi.
O filme de 20 e poucos minutos tem imagens feitas em preto e branco, filmadas num 8mm bem granulado que dão a impressão de que o tempo por lá, a partir dessas imagens captadas, parece ser o mesmo de séculos atrás.
Se alguém me dissesse que o filme foi montado com imagens de arquivo feitas à época da invenção do cinema, eu teria acreditado.
Jóhann Jóhannsson, pra mim, quis nos mostrar o clima da mudança de estação nessa região congelada não só pelas imagens, mas principalmente pela trilha maravilhosa de End Of Summer, junto com um som direto de pinguins interagindo entre si que fazem muito sentido, claro, com o filme.
Eu sou sim um mega fã de Jóhann Jóhannsson e por isso quis mostrar que além de um grande, enorme compositor, o islandês tinha (obviamente) um olhar bem particular cinematograficamente falando.
End Of Summer é lindo, curtinho em seus menos de 30 minutos, com imagens que poderiam ser consideradas aleatórias de pinguins e de uma região bem peculiar, mas que servem perfeitamente para a trilha criada pelo gênio islandês que não suportou seus dias entre nós e partiu cedo demais.
Mas quem o culpa disso?
NOTA: