O título gringo deste filme romeno é The Whistlers, os assobiadores.
Foi comm esse título que esse filme esteve na competição do Festival de Cannes de 2019 e foi um dos finalistas bem cotados para os prêmios principais.
a Ilha dos Assobios é uma recriação a partir do título dado em Portugal e eu curto bastante.
O filme conta a história de um policial romeno corrupto que vai para uma ilha perto do Tenerife na Espanha aprender um código de assobios para se comunicar com os gangsters com quem trabalha sem que seus superiores policiais percebam.
Ou nem mesmo desconfiem.
O que é genial.
E se nenhum grupo faz isso hoje em dia, tá aí uma dica incrível.Cristi é o policial romeno que trabalha para uma turminha da pesada que tenta soltar da prisão um poderoso há muito procurado.
O mais legal do filme é que a história de Cristi é contada em 3 tempos entrelaçados, que aos poucos vão se explicando e se encaixando.Cristi, sua companheira de crimes Gilda, sua chefe na polícia Magda, sua mãe bem sem noção, são um grupo de personagens tão bem construído que se o diretor Corneliu Porumboiu quisesse poderia filmar sequências de cada personagem desses.
Ou fazer uma série linda demais.
Esse thriller policial romeno tem uma inclinação humorística absurda, fiquei o tempo todo querendo rir mas não consegui, porque tudo é sério, apesar da vibe estranha.
Tomara que ele leia aqui e tenha essa ideia.
Se você pensou em um filme estranho dos irmãos Coen, pensou direitinho.
NOTA: