Que surpresa deliciosa esse filme inglês Misbehaviour.
A história é baseada em um fato real tão pitoresco e tão desconhecido que eu até fui pesquisar depois do filme para ver se tinha acontecido mesmo.
O tom farsesco de quase comédia inglesa acaba tirando um pouco da importância histórica e política do acontecido, quando um grupo de feministas resolve invadir educadamente a final do Miss Mundo em Londres e atacar o machismo enraizado do concurso em si.
Não é genial isso? Em 1970, essas feministas compraram ingressos e foram assistir a transmissão dessa final pela BBC.
Em um momento que o apresentador escroto e misógino, o americano Bob Hope estava sozinho no palco sem as concorrentes, as mulheres começam a fazer barulho e jogam “bombas” de farinha no palco, atrapalhando o quanto podem o programa.
O legal é que é tudo tão ingênuo e bonitinho que se alguém fizesse alguma coisa no nível hoje em dia, capaz de ser ridicularizada pela incompetência.
Mas para os moldes empolados ingleses, foi um escândalo sem precedentes.
O filme é estrelado por 3 das melhores atrizes inglesas das novas gerações.
A já idolatrada Keira Knightley, como a professora de história que nnao se conforma de sua filha ter que assistir certas coisas degradantes para as mulheres na televisão.
Gugu Mbatha-Raw como a Miss Granada, a primeira mulher preta eleita Miss Mundo.
Jessie Buckley, a Fera, a Wild Rose, a grande atriz da nova geração que não para de se sair bem a cada filme que faça, aqui como a doidinha (sempre), a mais radical das feministas que luta absolutamente contra o patriarcado.
O único problema do filme é que o roteiro perde muito tempo contando historinhas paralelas colocando tudo na perspectiva da história de misoginia reinante meio que para justificar os atos das mulheres.
E nem precisava, porque até hoje as coisas não mudaram muito.
E outra, a importância dada para as Misses me deixou um pouco frustrado; achei que a finalidade fosse outra.
Misbehaviour é um ótimo filme. Um drama que quase vira uma comédia pastelão por causa de todos os absurdos que ocorreram na história real.
NOTA: 1/2