Ultras é mais uma estreia bem interessante da Netflix, filme italiano violentão sobre futebol sem cenas de jogos, o que é um grande feito do filme.
O filme conta a história dos Apaches, uma torcida organizada ULTRA radical do Napoli, o time de Nápoles.
Pra refrescar a memória, esse mesmo time foi o que levou o Maradona pra jogar na Itália a peso de cocaína, ops, a peso de ouro, como falei aqui sobre o documentário do argentino.
Ultras obviamente é uma obra de ficção, como eles deixam bem claro num letreiro no início do filme mas claro que é baseado em histórias reais.
Aqui o filme foca em 2 personagens: Mohiá, o velho chefe da torcida que já foi preso e é banidos dos estádios de todos os jogos do Nápoles, e por isso em todo jogo deve comparecer a uma delegacia para assinar seu nome numa lista de presença, o que é uma ótima ideia para se fazer por aqui.
A, Mohiá, o apelido dele, vem de moicano, que é como ele sempre usa o cabelo (detalhe besta mas importante pra entender o italiano de Nápoles e o grau de intimidade dos personagens).
O outro é o jovem Sá, o Sandro, que enxerga em Mohiá o pai que nunca teve e o irmão mais velho que morreu tempos atrás justamente em um confronto com seus companheiros ultras.
O que poderia ser piegas no filme do relacionamento dos dois é deixado de lado para enfatizar a violência e o radicalismo dos torcedores, que vem de um amor pelo time que os deixa cegos.
Amor esse que faz um jogador largar a namorada no meio do sexo para atender o chamado dos amigos, ou que faz outros esquecerem de família e de todo resto por uma viagem a Roma para, como Nero, queimar a capital pela esquadra azul.
Infelizmente o filme não é a perfeição que poderia exatamente pelo mesmo motivo, chega uma hora que você quer mais personagem e menos briga.
Mas Ultras, junto com Gomorra ( o filme e a série), Piranhas e A Ciambra estão levando o cinema italiano a um patamar que o cinema inglês chegou nos anos 80/90 com os filmes de gangsters e bandidos dos dias de hoje.
Torço por isso porque se o nível continuar crescendo, prevejo coisas muito boas vindo e não vai demorar muito.
NOTA: