Nos primeiros 10 minutos de Fim de Festa você tem certeza que está assistindo um filme do ótimo Hilton Lacerda (Tatuagem).
O filme se passa no final do carnaval do Recife onde uma turista francesa é assassinada.
A história é vista sob 2 pontos de vista distintos mas bem próximos: o do delegado Breno que cuida do caso, em um ritmo lento, arrastado, de ressaca pós carnaval mesmo, do fim de festa do título.
O outro olhar é o de Breninho, filho de Breno que, apesar de seu carnaval ter chegado ao fim, continua aproveitando com seus 3 convidados que com ele se divertem, se beijam, transam, fumam maconha, bebem, tomam ácido e por um acaso do destino gravam um baile de carnaval que se torna prova do crime da francesa.
Francesa essa que era casada com um recifense, de família tradicional burguesa que se mudou para a França e volta de vez em quando como se fossem saqueadores europeus dos usos e costumes pernambucanos, como faziam há tempos.
O que a família rica e petulante não leva em consideração é que os franceses (e os holandeses) foram escorraçados de terras brasilis lá atrás e não seria diferente hoje em dia.
Fim de Festa é um bom filme de um diretor que faz bons filmes cheios que exalam sexo e maconha, uma combinação das melhores.
Seus personagens parecem estar sempre se insinuando, mesmo quando não estão. Parecem que a todo momento querem se agarrar e se beijar, o que pode ser bom em uma quase fantasia que era Tatuagem mas que passa um pouco de um pseudo limite em Fim de Festa.
O delegado Breno, vivido pelo maravilhoso Irandhir Santos, o grande ator brasileiro de sua geração, é o personagem mais lânguido possível. Sedutor até mesmo, ou mais ainda, quando na sua delegacia grita com todo mundo e pede respeito à brasileira insolente que acha que é francesa.
Fim de Festa poderia ser um grande filme se o roteiro não tivesse essa lombra toda, esse ritmo arrastado, a cabeça gorda e pesada da ressaca carnavalesca.
Algo ali precisava se distanciar da ideia inicial e dar um contraponto inesperado ao todo óbvio da história.
NOTA: 1/2