Vou começar esse texto elogiando: Adoráveis Mulheres é um grande filme e Greta Gerwig é uma grande diretora.
E eu não esperava isso, de maneira nenhuma.
Principalmente por achar que Lady Bird é um filme bem mais ou menos.
E também por não me identificar em nada com as outras versões de Little Women, nem com a musa Winona lá em 1994 fazendo o papel que a Saoirse estraçalha nessa nova versão.
Acho que todo mundo conhece a história das irmãs pobres de marré de si com uma mãe que trabalha fora, o pai na guerra Civil, os vizinhos ricos, os meninos que babam nelas e elas sobrevivem como podem, sonhando, escrevendo, pintando, até que uma delas consegue vender seu livro e fica rica fim.
Brincadeiras à parte, a história é meio essa mesmo, e talvez seja exatamente essa historinha que não tenha me pego de jeito até que a também roteirista Greta Gerwig resolveu empoderar essa mulherada toda e olha, me deixou de quatro.
O discurso de uma das irmãs, a mais ambiciosa e minha preferida Amy, dizendo que mulher não é dona de nada, nem de dinheiro, nem de filhos, nem da própria vida, é bom demais. Dizem inclusive que isso não tem no livro dessa forma e eu parabenizo o roteiro por isso.
Ah, obviamente a personagem Amy precisaria de uma atrizona pra ser quem é na tela e Greta acertou em cheio na escolha da minha musa das musas inglesas Florence Pugh: dêem logo o Oscar pra ela. Fim.
De novo, o filme é lindo, bem fotografado, com uma bela direção de arte, bem acertada, com uma trilha ótima do Alexander Desplat, muito bem escrito e dirigido mas o que alavanca tudo é o elenco escolhido a dedo, um acerto na mosca: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, Tracy Letts, Bob Odenkirk, James Norton, Louis Garrel, Chris Cooper, Meryl Streep.
Gente, o Chalamet tá bem no filme, acredita? Tem o Louis Garrel que eu não acreditei e a Meryl maravilhosa num papel micro que mostra o quanto a Greta tá poderosa.
Esqueçam o ranço, esqueça a preguiça e divirta-se com essa perolazinha que merecia mais indicações ainda das que foram conquistadas no Oscar.
NOTA: 1/2