A Revista GEMInIS traz como tema da sua sexta edição “TV pós digital”. Um número dedicado aos estudos e reflexões sobre o ecossistema televisivo contemporâneo, compreendido pelas comunidades online que compartilham experiências no espaço social gerado pela ‘segunda tela’. Neste ambiente, a noção de televisão social promove mudanças no modelo de televisão de fluxo que o público estava acostumado, criando novos desafios para a produção e distribuição do conteúdo televisivo.
Na era da convergência, a televisão se torna uma central de entretenimento que conecta diversos aparelhos em rede, principalmente os dispositivos móveis. Assim, a tela da ‘TV pós digital’ projeta um espaço social mais amplo e diverso, fazendo com que o público compartilhe experiências que englobam e transcendem o espaço físico da sala de estar, atualizando-as num espaço de comunidades online em torno dos programas televisivos de sua preferência.
A televisão social que surge da convergência entre televisão e a internet aproxima a televisão das redes sociais e os produtores do seu público, que é envolvido ativamente com os conteúdos das telas. Neste contexto, a televisão inteligente (Smart-tv) e a televisão onipresente (TV everywhere), estão em todos os lugares, desde os smartphones e computadores até os tablets, disponibilizando conteúdos transmidiáticos para serem acessados de qualquer aparelho, como os serviços de distribuição de vídeos on demand e demais aplicativos disponíveis.
Essa realidade faz com que as empresas, emissoras e produtoras reformulem seus modelos de negócios diante da multiplicidade de telas e fragmentação da audiência, na busca por soluções criativas que atendam demandas crescentes de uma audiência jovem, que anseia por uma aproximação direta com os produtores de conteúdos televisivos.
A chamada de artigos está aberta até o dia 22 de abril de 2013, e os trabalhos devem ser enviados ao e-mail: revista.geminisufscar@gmail.com. O texto tem que estar nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês, em formato “DOC”, e conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor.
Além de aceitar trabalhos relacionados à temática do dossiê, o periódico também recebe artigos acadêmicos que abordem outros assuntos ligados a área da comunicação e do audiovisual, assim como ensaios, entrevista e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil, e no exterior.
Os trabalhos também devem estar acompanhados de um “Termo de Autorização para Publicação”, assinado pelo autor nos seguintes termos: “Eu____ (nome completo do principal responsável pelo artigo ) autorizo, caso meu artigo ____ (nome do trabalho apresentado), de autoria de ____ (nome de todos os autores) , seja aprovado pela Comissão Editorial da Revista de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, a publicação no referido periódico”. O termo deve ser enviado em formato de imagem JPG ou PDF.
Sobre a Revista GEMInIS: Publicação de periodicidade semestral e veiculação exclusivamente eletrônica, ligada ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS),do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos, que aborda temas como: convergência midiática e cultural, narrativa audiovisual e a cultura participativa, franquias de mídias, ficção audiovisual seriada, narrativa transmidiática, mercado e a economia digital, produção cinematográfica, televisiva e videogames.
Editor Responsável: Prof. Dr. João Massarolo