O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) e o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) convidam a todos os interessados para a defesa pública da Dissertação de Mestrado do mestrando Dario Mesquita, que apresentará a pesquisa “The Lost Experience: estratégias de imersão em jogos de realidade alternada”, no dia 03 de fevereiro de 2012 às 14h30, na sala 11 do DAC (Departamento de Artes e Comunicação) na Sala de Projeção do CECH, localizado no AT2, área sul do campus da Universidade Federal de São Carlos.
Banca:
Prof. Dr. João Massarolo (UFSCar)
Prof. Dr. Hermes Hildebrand (Unicamp)
Prof. Dr. Rogério Tavares (PUC-SP)
Resumo:
Dentre as atuais formas midiáticas, o alternate reality games (ARG), ou jogo de realidade alternada, se destaca por proporcionar uma experiência lúdica com fortes qualidades imersivas. Configurando seu mundo ficcional em sintonia com a realidade cotidiana, o ARG busca borrar as fronteiras entre a ficção e a não-ficção, a fim de intensificar a experiência vivenciada pelo público. Nesta pesquisa são analisadas as estratégias de imersão dos jogos de realidade alternada a partir de um estudo de The Lost Experience (LTE), com o objetivo de compreender como ocorre o processo de imersão no mundo ficcional criado pelo ARG. Assim, são pesquisadas as principais características que constituem os jogos de realidade alternada, partindo de seus principais preceitos estabelecidos de modo a tornar acessível um mundo ficcional conectado o cotidiano de seus jogadores através da interface dos meios de comunicação. Neste processo, o conceito de imersão é problematizado, a fim de compreender a extensão que esse termo adquire diante de algumas perspectivas que denotem sua natureza. Visões que conduzem a um denominador comum que liga a noção de imersão ao prazer de estar envolvido sensorialmente, cognitivamente e emocionalmente com estímulos externos, que como resposta conduzem a ações sobre o ambiente vivenciado. As análises das estratégias de imersão em The Lost Experience auxiliam na compreensão de como ele configura seu mundo ficcional em contato com a realidade cotidiana, a fim de criar zonas imersivas que possibilitam a interação dos jogadores com os elementos de seu universo.
– Sobre The Lost Experience:
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