GEMInIS

Rede de Debate GEMInIS – Mesa Redonda “Ativismo em Rede” – 29/05

Neste ano letivo, pretende-se promover por meio da Rede de Debates GEMInIS , uma série de atividades relacionadas ao tema – Estudos de Comunicação Contemporânea. As atividades do ciclo de palestras e mesas-redondas visam debater questões atuais da pesquisa e da atuação profissional na área de comunicação no Brasil. Deste modo, busca-se fornecer subsídios para a elaboração da proposta de criação do curso de graduação: “Estudos da Comunicação – Habilitação: Comunicação Transmídia”, na UFSCar

A mesa-redonda “Ativismo em Rede” pretende debater sobre as formas de ativismo nas plataformas de mídia, considerando o atual arranjo das imagens, informações e estratégias de engajamento criadas para a circulação de conteúdos e ações pelas redes.

O debate também contará com o lançamento do livro escrito por Tarcísio Torres, “Ativismo Digital e Imagem” (Paco Editorial, 2017): uma obra que trata das imagens e seu papel essencial na construção de estratégias de engajamento e mobilização no contemporâneo. O livro explora a questão da política e ativismo nas redes sociais através da mobilização por meio das imagens, estética política, entre outros temas.

Rede de Debate GEMInIS: Mesa Redonda “Ativismo em Rede” e Lançamento do livro “Ativismo Digital e Imagem”
Dia 29.05 às 19 horas no Auditório ADUFSCar

Participantes:
Tarcísio Torres (PUCCAMP/CLC)
Gustavo Padovani (UFSCar/ DAC)
Mediação: Gladis Maria de Barcellos Almeida (UFSCar/ PPGL)

Mini-currículos:

Tarcísio Torres Silva é professor pesquisador em regime de dedicação integral da PUC-Campinas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (mestrado) do Centro de Linguagem e Comunicação. Doutor em Artes Visuais (2013) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estágio de doutorado no departamento de Estudos Culturais, Goldsmiths College, Universidade de Londres (2011). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001) e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1998). É mestre em Artes (2008) pela Unicamp. Como pesquisador, atua no campo da imagem e tem interesse por estética, políticas do corpo, tecnologia e mobilidade. Profissionalmente, tem experiência em departamentos de marketing, agências de publicidade e veículos de comunicação. Foi trainee e executivos de projetos da Folha de S. Paulo. Em educação, atuou com o ensino a distância através da coordenação de tutores, produção de conteúdo e comunicação de conteúdos audiovisuais. (Fonte: Currículo Lattes)

Gladis Maria de Barcellos Almeida concluiu o doutorado em Letras/Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2000. Realizou, entre 2008 e 2009, seu estágio pós-doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou vários artigos em periódicos especializados e capítulos de livros (muitos deles podem ser obtidos em https://www.researchgate.net/profile/Gladis_Maria_Almeida). Proferiu conferências no Brasil e no exterior. Atualmente orienta projetos de mestrado e de doutorado. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia (GETerm). É membro da Rede Ibero-Americana de Terminologia (RITerm), da Rede Panlatina de Terminologia (Realiter) e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), do qual foi presidente nos anos de 2009-2011. Atua na área de Linguística, com ênfase em Terminologia, Lexicologia, Lexicografia e Linguística de Corpus. Integra o corpo de pesquisadores do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC/ICMC-USP) (Fonte: Currículo Lattes)

Gustavo Padovani é graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Possui MBA em Gestão em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Imagem e Som na UFSCar na linha de pesquisa Narrativa Audiovisual. Membro do GEMInIS – Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar; e do OBITEL – Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva. Professor substituto do curso de Imagem e Som no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar São Carlos

Fonte

maio 26, 2017