GEMInIS

House of memes: midiatização do ativismo e transformações no jornalismo a partir de uma (ciber)cultura pop | Aquino Bittencourt | Revista GEMInIS

Confira na íntegra artigo “House of memes: midiatização do ativismo e transformações no jornalismo a partir de uma (ciber)cultura pop” escrito por Maria Clara Aquino Bittencourt e Christian Gonzatti e publicado na nova edição da Revista GEMInIS Dossiê “Fãs, Ativismo e Redes: Mídia Livre do quê?”:

RESUMO
A partir da proliferação de memes em sites de redes sociais como uma manifestação integrada ao que chamamos de (ciber)cultura pop, questionamos o impacto dessas manifestação nas narrativas jornalísticas tomando como base a premissa de midiatização do ativismo. Através de uma pesquisa exploratória por sites jornalísticos e publicações no Twitter analisamos ocorrências de memes envolvendo o ex-presidente Lula, no período de 4 a 17 de março de 2016. Articulamos uma discussão sobre as relações entre mídia e ativismo contemporâneo apontando indícios de como a midiatização do ativismo vem interferindo na definição e no desenvolvimento de pautas jornalísticas.

House of memes: midiatização do ativismo e transformações no jornalismo a partir de uma (ciber)cultura pop | Aquino Bittencourt | Revista GEMInIS

House of memes: midiatização do ativismo e transformações no jornalismo a partir de uma (ciber)cultura pop

Fonte

setembro 14, 2016