GEMInIS

Defesa de Mestrado – Um estudo sobre Podcasteros de Game of Thrones

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) e o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) convidam todos os interessados para a defesa da dissertação da mestranda Cíntia Maria Gomes Murta, intitulada “Um estudo sobre Podcasteros de Game of Thrones”, orientada pelo Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar).

A defesa será no dia 14 de maio (terça-feira), às 14h na Sala GEMInIS, localizada no prédio do CECH da Universidade Federal de São Carlos. Todos estão convidados a assistir.

RESUMO: Conhecida como a Era das Conversas (MARTEL, 2015), a atualidade é marcada pela comunicação horizontal, baseada na conectividade entre as pessoas e suas redes de interesse. Esse cenário reconfigura a paisagem midiática a partir de novos ambientes de conversação, como o podcast. A presente pesquisa investiga o conteúdo de Podcasteros, produzido por uma rede de fãs brasileiros do seriado televisivo Game of Thrones (HBO, Estados Unidos, 2011-atual). A compreensão da série, das estratégias utilizadas pela HBO e do conteúdo produzido por fãs serve para discutir um modelo de negócios baseado na cultura participativa que prioriza o diálogo, nem sempre amistoso, entre produtores e fãs. Em um primeiro momento, será apresentada a série cujo universo narrativo complexo se desdobra por meio de múltiplas tramas, personagens e cenários – o que leva o espectador a buscar informações em outras plataformas para entender não somente o que é narrado como compartilhar, em rede, suas impressões e versões da história. Observar a rede discursiva dos fãs em torno da série, para tanto, requer o entendimento de que ela é formada por vínculos efêmeros e temporários e marcada pela diversidade discursiva de seus membros. Posto isso, trataremos da apresentação e análise de conteúdo do Podcasteros. Dentro dessa perspectiva, a metodologia de captação e seleção escolhida para a pesquisa será baseada na Netnografia, no armazenamento dos comentários e na decupagem do material sonoro. O arranjo metodológico proposto que mescla, ainda, a Análise de Conteúdo é um percurso investigativo que busca atender às especificidades do objeto da presente pesquisa empírica e sua natureza sonora a partir de uma análise feita no contexto das redes de fãs e suas práticas dialógicas.

Palavras-chaves: redes de fãs; Game of Thrones; podcast; Podcasteros.

Banca examinadora:
Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar) – Presidente/Coordenador
Profa. Dra. Naiá Câmara Sadi (UNIFRAN)
Profa. Dra. Maíra Gregolin (CUML)

junho 13, 2016