GEMInIS

Inscrições Encerradas – Pesquisador GEMInIS

vagas_pesquisador_folder

ATUALIZAÇÃO: Selecionados para Entrevista (última fase) – Download

Estão abertas as inscrições até o dia 30 de setembro de 2015 para o processo seletivo de pesquisadores no Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar). As vagas são para pós-doutoramento e destinam-se a pesquisadores que queiram desenvolver projetos de pesquisa sobre “Gestão e desenvolvimento de conteúdo audiovisual mulltiplataforma – séries e webséries para TV e Web” no Laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual Brasileira para plataformas transmídia – projeto aprovado pelo Edital MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 – Ciências Humanas e Sociais.

Os interessados devem preencher o formulário online através deste link: http://goo.gl/5C9Dbs. Os projetos selecionados serão inscritos em um projeto temático e submetidos aos órgãos de pesquisas.

Sobre o “Laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual Brasileira para plataformas transmídia”

O laboratório visa desenvolver estratégias de análises que contemplem a produção seriada audiovisual brasileira no contexto da cultura participativa, objetivando um maior entendimento de aspectos relacionadas às comunidades online e as plataformas transmídia. Para isto, pretende-se realizar um levantamento das comunidades online, utilizando ferramentas de mineração de dados para mapeamento das suas redes discursivas, buscando verificar planos de negócio criados nos principais centros de mídia do país, com ênfase na participação de fãs no desenvolvimento de conteúdo para multiplataformas.

Sobre o GEMInIS

O GEMInIS é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – PPGIS. Um dos principais objetivos do grupo consiste na realização de debates e eventos com a participação de pesquisadores, profissionais do mercado e especialistas em redes digitais para discussão sobre as diferentes abordagens dos processos midiáticos, tecnológicos, culturais e mercadológicos envolvidos na produção de séries audiovisuais para diferentes plataformas.

Website: www.geminis.ufscar.br
Publicações: http://www.geminis.ufscar.br/2013/03/downloads/

Outras Atividades:

Revista GEMInIS

A Revista GEMInIS (ISNN: 2179-1465) é uma publicação online, criada em 2009, com Qualis B2, voltada para a divulgação de artigos, resenhas de obras e trabalhos sobre o contexto da convergência midiática e da produção audiovisual em múltiplas plataformas transmidiaticas. A revista é aberta aos interessados de outras instituições e pesquisadores que queiram submeter seus trabalhos ao Conselho Editorial.
Website: www.revistageminis.ufscar.br

Jornada Internacional GEMInIS

Evento que busca criar um espaço de discussão onde pesquisadores profissionais da comunicação possam estabelecer um amplo diálogo sobre os novos paradigmas do entretenimento audiovisual, busca de aglutinar e sistematizar os estudos acadêmicos nesta área e as inovações no mercado de trabalho. Em 2014, entre os dias 13 e 15 de maio, o evento tratou sobre processos da convergência midiática que transformam o “Entretenimento Transmídia” na base da economia criativa. Em 2016, a evento abordará a “Serialidade Transmídia”
website: www.jig2014.com.br

Obitel UFSCar

Desde 2012 o GEMInIS é membro da rede de pesquisadores brasileiros do Obitel (Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva), criado em 2005 com o objetivo de estimular a cooperação e o intercâmbio de conhecimento para fomentar o desenvolvimento da pesquisa e a formação a fim de promover a produção e circulação de programas, além de estudos da recepção no espaço audiovisual ibero-americano.

Pesquisas realizadas:
1) Ficção seriada brasileira na tv paga em 2012 (2012/2013)
2) Redes Discursivas de Fãs Da Série ‘Sessão De Terapia’ (2014/2015)

agosto 22, 2015