GEMInIS

Defesa de Mestrado – Fã-ativismo na Telenovela em Família

defesa_analu-2

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) e o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) convidam todos os interessados para a defesa da dissertação da mestranda Analú Bernasconi Arab, intitulada “Fã-ativismo na Telenovela em Família, orientada pelo Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar).

A defesa será no dia 04 de agosto (terça-feira), às 14h30 na Sala GEMInIS, localizada no prédio do CECH da Universidade Federal de São Carlos. Todos estão convidados a assistir.

Resumo da Dissertação: Se as ações de fã-ativismo já estiveram relacionadas com o engajamento de fãs para se atingir algum resultado em relação ao seu conteúdo de mídia preferido, atualmente, elas emergem de preocupações com o mundo real, em que se busca pelo viés do consumo a exigência de direitos cívicos e a participação política. No fandom Clarina foi possível avistar essas duas perspectivas em uma fusão única, onde as fãs se mobilizaram para que Clara e Marina ficassem juntas e pudessem expressar o seu amor na telenovela em Família sem censura e, ao mesmo tempo, lutaram contra o preconceito e o direito de poderem ser vistas com a mesma naturalidade e evidência de um casal heterossexual na telenovela. Isso pode ser percebido por diversas manifestações que se sucederam, e se tornaram evidentes na conquista do beijo e no casamento entre Clara e Marina. Se o fã-ativismo do fandom Clarina tomou tal expressão, é porque a telenovela brasileira ainda exerce significativa representatividade em nossa cultura e a sua destreza para tratar de problematizações sociais pode torná-la cada vez mais um espaço de embates cívicos, religiosos, políticos e morais na atual cultura da convergência. Contudo, para se avaliar o desempenho de uma telenovela contemporânea é preciso não pensar mais em audiência e sim no poder de engajamento que ela promove.

Banca:

Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar) – Presidente/Coordenador

Profa. Dra. Cristina Mungioli (ECA/USP)

Prof. Dr. Claudio Bertolli (FAAC/UNESP-Bauru)

agosto 3, 2015