GEMInIS

Lançamento “Revista GEMInIS – Dossiê: JIG 2015” e e do livro “Pensamento Industrial CInematográfico Brasileiro” e

banner_lancamento_ano05n02 WEBSITE

Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar)  e o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) convidam a todos para o evento de lançamento da nova edição da  Revista GEMInIS – ano 5 n.2 – Dossiê – Jornada Internacional GEMInIS: Entretenimento Transmídia (JIG 2014), e do livro Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro, do prof. Dr. Arthur Autran (PPGIS/UFSCar).  O evento ocorrerá no dia 12 de dezembro (sexta-feira) – 20h, no West Brothers Bar e Restaurante (Av. Trabalhador São Carlense, 671 – São Carlos-SP).

A nona edição da Revista GEMInIS reúne uma seleção dos artigos apresentados na Jornada Internacional GEMInIS: Entretenimento Transmídia, evento relacionado entre os dias 13 e 15 de maio de 2014. São trabalhos que debatem  aspectos importantes do entretenimento transmídia e da comunicação contemporânea, na sua dimensão histórica, tecnológica e política, buscando analisar as novas formas de produção e de circulação dos objetos audiovisuais em rede.

Em seu livro, Authur Autran realiza discussões em torno da formação da indústria de cinema no país, investigando as propostas de produtores, diretores, críticos e políticos para a sua constituição do pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Sua pesquisa percorre o período entre os anos 1920 a 1990, analisando desde os objetivos econômicos e culturais das propostas, bem como as promessas contidas, até as limitações e contradições das ideias formuladas.

Sobre Arthur Autran:
Professor de história do cinema desde 2002 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Formou-se em Cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP e doutorou-se no Instituto de Artes da Unicamp com a tese O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Dirigiu os documentários Minoria absoluta (1995) e A política do cinema (2011). Publicou o livro Alex Viany: crítico e historiador (Perspectiva / Petrobras, 2003) e colaborou na Enciclopédia do cinema brasileiro (organizada por Fernão Ramos e Luiz Felipe Miranda, Senac, 2000) e no Diccionario del cine iberoamericano (organizado por Afrânio Mendes Catani e Luiz Felipe Miranda, Sociedad General de Autores y Editores, 2011), bem como nas coletâneas Documentário no Brasil: tradição e transformação (organizada por Francisco Elinaldo Teixeira, Summus, 2004) e Cinema e mercado (organizado por Alessandra Meleiro, Escrituras, 2010).

Revista GEMInIS:
A revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, completava seu terceiro ano de criação. A revista online e semestral, tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática. A publicação tem classificação Qualis B2 pela Capes, na área de Ciências Sociais Aplicadas. ISSN: 2179-1465

Evento Facebook:  https://www.facebook.com/events/832103496848563/

dezembro 3, 2014