GEMInIS

Rede de Debates GEMInIS – Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova “classe C”

rede_debates

Acontece no dia 28 de outubro (terça-feira), a partir das 14h, na sala 11 do DAC, o Rede de Debates GEMInIS – Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova “classe C”. A palestra será ministrada por Rosana Mauro (ECA-USP).

A autora fará uma apresentação de sua dissertação de mestrado, na qual estudou aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela, com foco na representação do que vem sendo considerada a “nova classe C”, ou “nova classe média” brasileira. Para tanto, foram escolhidas cenas das telenovelas Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, e Cheias de Charme (2012), de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, ambas exibidas na Rede Globo e consideradas pela mídia como tramas que representam a “nova classe C”. O trabalho traz uma breve discussão teórica sobre o termo midiatização, sobre as concepções sociológicas de classe social e os estudos realizados sobre telenovela e classe, problematizando a expressão “nova classe C”.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas (GEMInIS), em parceira com o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar).

Sobre Rosana Mauro:
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2014). Especialista em Comunicação Organizacional – Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2007). Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Comunicação Empresarial e Publicidade. Participa do Grupo de Pesquisa Jovens e Consumo Midiático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/558164367618467