GEMInIS

Lançamento: Revista GEMInIS & Lumina – Dossiê: Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário

banner_eventofacebook-alternativo

O Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar)  e a Lumina (Pggcom-UFFJ) convidam a todos para o evento de lançamento das novas edições de  seus periódicos online:  Revista GEMInIS – ano 5 n.1 (publicada em dois volumes), e Lumina v. 8 n. 01, ambas trazendo o dossiê temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário.  O evento ocorrerá no dia 19 de agosto (terça-feira) – 19h, na Cervejaria Kirchen (Rua Julio Faga, 194 – São Carlos-SP).

O dossiê temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário, presente no volume I da Revista GEMInIS e na nova edição da Lumina, foi organizado a partir de uma parceria com o Seminário Temático homônimo da SOCINE – Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual-, a partir dos trabalhos apresentados no Encontro Internacional realizado em outubro de 2013 na UNISUL, em Florianópolis..

Os trabalhos apresentados nesse dossiê examinam os aspectos narrativos, discursivos e estilísticos dos produtos audiovisuais, bem como os relaciona aos aspectos técnicos, tecnológicos, históricos, sociais, políticos, culturais e estéticos.

Para ler Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário, acesse o website da Revista GEMInIS  e da Lumina.

Já o volume II da Revista GEMInIS, traz o dossiê Televisão e Convergências, que compreende reflexões a respeito da produção televisiva e sua relação com o ambiente contemporâneo de convergência das mídias. Acesse aqui para ler conferir os artigos.

Evento Facebook

Sobre a Revista GEMInIS:
A revista GEMInIS foi criada em 2010, quando o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, coordenado pelo prof. Dr. João Carlos Massarolo e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som – PPGIS/UFSCar, completava seu terceiro ano de criação. A revista online e semestral, tem como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de fenômenos próprios da convergência midiática. A publicação tem classificação Qualis B2 pela Capes, na área de Ciências Sociais Aplicadas. ISSN: 2179-1465

Sobre a Lumina:
Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Dá sequência à edição impressa de Lumina, Revista da Faculdade de Comunicação / UFJF (ISSN 1516-0785), iniciada em julho de 1998 e concluída em dezembro de 2006. Editada pelo prof. Dr. Potiguara Mendes e a pela profa. Dra. Gabriela Borges, a revista tem periodicidade  semestral, com artigos, comunicações e resenhas sobre questões e temas relacionados ao campo de estudos da comunicacão.

Sobre o Seminário Temático “Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário”:
O seminário reúne pesquisadores que trabalham, a partir de diferentes abordagens, com gêneros e formatos televisuais, ficcionais e documentários, produzidos nacional e internacionalmente, em suas extensões, diálogos e interconexões, em especial com o cinema.  Coordenação do Seminário Temático SOCINE (2011-13): Renato Pucci Jr. (UAM), Miriam de Souza Rossini (UFRGS) e Gilberto Alexandre Sobrinho (UNICAMP).

agosto 18, 2014