GEMInIS

Defesa de Mestrado – Novas Narrativas Para Multiplataformas: Um Estudo Sobre Jogos de Realidade Alternada

defesa_gabriel

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) e o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) convidam todos os interessados para a defesa da dissertação do mestrando Gabriel Correia, intitulada “Novas Narrativas Para Multiplataformas: Um Estudo Sobre Jogos de Realidade Alternada, orientada pelo Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar).

A defesa será no LIVID do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), na Universidade Federal de São Carlos, na próxima quarta-feira (18/12), às 9h. Todos estão convidados a assistir.

Resumo da Dissertação: O ARG (Alternate Reality Game) é uma nova narrativa para multiplataformas. Surgido nos primeiros anos do século XXI e tendo como plataforma base, ou mídia principal, a internet, é uma narrativa para multiplataformas porque assim se estrutura e essa é sua marca de nascença. Os ARGs nascem da intensa transtextualidade que as histórias contadas através do jogo de convergência entre novas e velhas mídias exercitam ao mergulharem na mitologia pop que se sedimentou e floresceu durante o século XX. Mitologia essa já a princípio multiplataforma, uma vez que não distingue as formas que os conteúdos apresentam quando consumidos. Nessa mitologia cinema e literatura fantástica, histórias em quadrinhos e séries televisivas, e tudo o mais que surgir enquanto plataforma de conteúdo são consumidos com o mesmo entusiasmo por uma crescente gama de nichos de consumo que se segmentam dentro de um contexto mais amplo de aglutinação. Partindo desse princípio, esta dissertação analisará dois ARGs, Zona Incerta e Why So Serious?, de modo a apresentar as características que corroboram a hipótese de que os Jogos de Realidade Alternada são uma forma narrativa nativa da cultura de convergência fundamentada sobre uma extensa base de referências à cultura pop.

Banca:

Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar) – Presidente/Coordenador

Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin (UNESP)

Prof. Dr. Arthur Autran (UFSCar)

dezembro 17, 2013