GEMInIS

Rede de Debates GEMInIS – Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano

ficcao_supia

Acontece no dia 25 de novembro (segunda-feira), a partir das 19:30, na sala 11 do DAC, o Rede de Debates GEMInIS – Perspectivas sobre o cinema de ficção científica brasileiro e latino-americano. O evento conta com a participação do palestrante Prof. Dr. Alfredo Luiz Suppia (UFJF), do debatedor André Emilio Sanches (PPGIS-UFSCar), com mediação de Paula Gomes (PPGIS-UFSCar).

Na ocasião pretende-se introduzir aspectos relativos ao cinema latino-americano de ficção científica (com ênfase no caso brasileiro), bem como fomentar o debate em torno das peculiaridades estéticas, econômicas e sociológicas concernentes às manifestações da ficção científica no panorama audiovisual do continente, de modo a evidenciar, portanto, elementos que dizem respeito a sincronias e assincronias, continuidades e rupturas do cinema brasileiro (e latino-americano) de ficção científica em relação ao cinema mundial do gênero.

Durante o evento estará disponível para aquisição o mais recente livro do professor Alfredo, Atmosfera Rarefeita: A Ficção Científica no Cinema Brasileiro.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas (GEMInIS), em parceira com o Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar).

Sobre Alfredo Suppia:
Professor de cinema do Instituto de Artes e Design e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.. É membro da Sociedade Brasileira para os Estudos do Cinema e do Audiovisual (SOCINE) e da Science Fiction Research Association (SFRA). Ganhador do Prêmio Mary Kay Bray 2011 (de melhor resenha de filme original em língua não-inglesa) e terceiro colocado no Prêmio Jamie Bishop 2012 (de melhor ensaio crítico original em língua não-inglesa), é autor dos livros A Metrópole Replicante: Construindo um Diálogo entre Metropolis e Blade Runner (2011), Cinema(s) Independente(s): Cartografias para um Fenômeno Audiovisual Global (2013), e Atmosfera Rarefeita: A Ficção Científica no Cinema Brasileiro (2013). Suppia também criou a primeira revista acadêmica (eletrônica) brasileira voltada ao estudo da ficção científica e fantasia: Zanzalá (http://www.ufjf.br/lefcav/revista-zanzala).