defesa_chico_web

O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) e o Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) convidam todos os interessados para a defesa da dissertação do mestrando Francisco Beltrame Trento, intitulada A construção de mundos online: uma análise da comunidade de fãs de Lost, DarkUfo”, orientada pelo Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar).

A defesa será no Sala 11 do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), na Universidade Federal de São Carlos, na próxima quinta-feira (17/10), às 14h30. Todos estão convidados a assistir.

Resumo da Dissertação: A presente dissertação propõe-se a analisar o processo de construção de mundos online como espaços de comunicação transmidiática. A pesquisa relaciona as informações provenientes dos distintos meios utilizados para o desenvolvimento da narrativa seriada do programa televisivo Lost, bem como, sua complexidade narrativa. Através deste estudo, puderam ser classificados os diferentes fatores que congregaram a interação dos usuários em uma comunidade online. Também foram investigadas as condições de produção de sentidos e as formações discursivas e ideológicas enunciadas dentro de um sistema complexo de interação comunicacional. Também observamos como o modo de produção da função-autor pode ser estabelecido em ambientes colaborativos da web 2.0. De natureza qualitativa e exploratória, essa pesquisa é um estudo sobre a comunidade online de fãs da série televisiva norte-americana Lost, intitulada DarkUfo, e buscou estabelecer relações entre o processo de construção de mundos textuais e as postagens feitas na comunidade. Com base na metodologia da Netnografia e da Análise do Discurso, buscou-se sistematizar o conhecimento dos processos que envolvem os usuários, e o ambiente interativo proporcionado pela comunidade online.

Banca:

Prof. Dr. João Carlos Massarolo (UFSCar) – Presidente/Coordenador

Prof. Dr. Gilberto Alexandre Sobrinho (IA/UNICAMP)

Profa. Dra. Gladis Maria de Barcellos Almeida (DL/UFSCar)