GEMInIS

[Mostra] Geração Invisível – os novos cineastas portugueses

banner_cine-portugues01

Ocorre nos dias 1 e 2 de outubro, no Auditório da Psicologia (UFSCar), uma mostra de filmes portugueses em divulgação do livro “Geração Invisível – os novos cineastas portugueses”, organizado por Ana Catarina Pereira e Tito Cardoso e Cunha, que reúne uma série de artigos analisa a inquietude, a poesia, a liberdade e o olhar de um grupo de realizadores que começa a filmar no início do século XXI.

Em cada sessão, será exibido um curta e um longa-metragem de realizadores portugueses. No último dia da amostra – 2 out. (terça), haverá um debate conduzido por Ana Catarina Pereira (UBI – Portugal) após a exibição de filmes.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil/UFSCar), com o apoio do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS).

Confira a programação:

Terça-feira, 1 de Outubro – 14h

Lágrimas de um palhaço (dir. Cláudio Sá)
Curta-metragem realizado por Cláudio Sá e produzido pela Filmógrafo/ CCAvanca estreou em Março de 2012 em Nova Delí, Índia. Depois da estreia, foi seleccionada para inúmeros festivais nacionais e internacionais de renome, sendo várias vezes premiada.“Lágrimas de um Palhaço” conta a história dramática de um velho palhaço preso na rotina que procura o caminho da liberdade.Aos 22 anos, Cláudio Sá é dos jovens cineastas mais premiados de Portugal. Na sua filmografia conta com 9 filmes de autor realizados e participações como animador em outros projectos.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=n8ERzaY0FiA

Estrada de palha (dir. Rodrigo Areias)
A história de um homem que, após ter vivido longe do seu país durante mais de uma década, volta à sua aldeia para vingar a morte do irmão. Inspirado nos escritos de Henry David Thoreau, traduz Desobediência Civil para Português. Num país onde a corrupção e a extorsão são encaradas com normalidade, aqueles que materializam a representação do Estado prendem e matam impunemente. Alberto tenta combater a tirania e salvar o que resta da sua família. Mas este é um país onde nada muda…
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=0yzy_pp8nHo

Quarta-feira, 2 de Outubro -19h

Conto do vento (dir. Cláudio Jordão e Nelson Martins)
O filme, realizado com o recurso da animação 3D, retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa. Obra vencedora da categoria de “Melhor Curta de Terror Portuguesa” do MOTELx 2011, a curta-metragem de animação de Cláudio Jordão e Nélson Martins já venceu vários prémios nacionais e internacionais e tem participado em vários festivais de cinema, na Europa, no Uruguai e na Coreia do Sul.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=fWVw5N3S27w

Viagem a Portugal (dir. Sérgio Tréfaut)
Um filme político sobre os procedimentos de controle de estrangeiros nos aeroportos europeus e sobre o tratamento desumano, que é aceite como prática comum nos dias de hoje.Maria, uma médica ucraniana, aterra no aeroporto de Faro, em Portugal, com um visto de turismo. Entre todos os passageiros do seu avião, Maria é a única a ser detida e interrogada pela polícia de estrangeiros e fronteiras. A situação transforma-se num pesadelo quando a polícia percebe que o homem que espera Maria no aeroporto é senegalês. Imigração ilegal? Tráfico humano? Tudo é possível. “Viagem a Portugal” é um filme inspirado numa história real.
info: http://www.viagemaportugal.net/

Debate com Ana Catarina Pereira (UBI – Portugal)
Ana Catarina Pereira é jornalista, licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, com equivalência ao grau concedido pela Universidade da Beira Interior, e doutoranda em Ciências da Comunicação na mesma universidade. Encontra-se a finalizar uma tese sobre teorias feministas do cinema, sendo investigadora do LabCom e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É co-organizadora da presente publicação e autora do “Estudo do tecido operário têxtil da Cova da Beira”, publicado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Baixa.

Evento Facebook – https://www.facebook.com/events/638469432864366

setembro 30, 2013