GEMInIS

Chamada de Artigos Revista GEMInIS ano 3 n. 2

Call for Papers

A globalização é caracterizada pela intensa transformação das formas tradicionais de produção, mercantilização e consumo nas diversas esferas da economia. Nesse contexto, o campo audiovisual teve a sua configuração bastante alterada nos últimos vinte anos, processo marcado pelo aumento significativo de produtores e produtos, bem como de concentração de capital em alguns poucos grupos transnacionais que controlam, sobretudo, os meios da distribuição comercial. A importância econômica e cultural do audiovisual levou diversos países a adotarem ou aprofundarem políticas de fomento e diversificação da produção, mas nem sempre obtendo o resultado esperado em termos de participação do mercado, ocupado em grande parte pela produção hegemônica.

Diante desse panorama, o núcleo temático da quinta edição da Revista GEMInIS traz como pauta “Os arranjos contemporâneos da economia do audiovisual e da economia criativa”. Um número dedicado à reflexão sobre questões como: as transformações no campo do audiovisual geradas pela globalização, as novas formas de produção e consumo do audiovisual, a importância da economia criativa, as configurações contemporâneas do mercado, as políticas do Estado para o campo audiovisual e as estratégias das empresas transnacionais, nacionais e locais.

Além de aceitar trabalhos relacionados a temática do dossiê, o periódico também recebe artigos acadêmicos que abordem outros assuntos ligados a área da comunicação e do audiovisual, assim como ensaios, entrevista e resenhas de livros publicados recentemente no Brasil, e no exterior.

A chamada de artigos está aberta até o dia 14 de outubro de 2012, e os trabalhos devem ser enviados ao e-mail: revista.geminisufscar@gmail.com. O texto tem que estar nos idiomas português, espanhol ou inglês, em formato “DOC”, e conter, no mínimo, 07 páginas ou próximo de 2.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor.

Os trabalhos também devem estar acompanhados de um “Termo de Autorização para Publicação”, assinado pelo autor nos seguintes termos: “Eu____ (nome completo do principal responsável pelo artigo ) autorizo, caso meu artigo ____ (nome do trabalho apresentado), de autoria de ____ (nome de todos os autores) , seja aprovado pela Comissão Editorial da Revista de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, a publicação no referido periódico”. O termo deve ser enviado em formato de imagem JPG ou PDF.

Normas para publicação.

Sobre a Revista GEMInIS: Publicação de periodicidade semestral e veiculação exclusivamente eletrônica, ligada ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS),do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos, que aborda temas como: convergência midiática e cultural, narrativa audiovisual e a cultura participativa, franquias de mídias, ficção audiovisual seriada, narrativa transmidiática, mercado e a economia digital, produção cinematográfica, televisiva e videogames.

Editor Responsável: Prof. Dr. João Massarolo
Co-editor Temático: Prof. Dr. Arthur Autran