GEMInIS

Histórico da Revista GEMInIS

 

Desde 2010 a Revista GEMInIS, publicação acadêmica certificada pela CAPES e vinculada ao programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar) ligada ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) publicou três edições, abordando os mais variados temas com o enfoque voltado para mídias visuais e multiplataformas. Dentre eles estão a convergência midiática, cultura participativa, ficção seriada, videogames, dispositivos móveis e as novas formas de distribuição de conteúdo audiovisual e narrativas de modo transmidiático e na web; bem como o modo de integração entre as plataformas pertencentes aos atuais ecossistemas de mídia. Além disso, o periódico traz textos que abordam e trazem análises das mídias cinematográfica e televisiva.

A revista é online e tem periodicidade semestral. O conteúdo de suas edições é dividido em um dossiê preparado a partir de uma temática específica e duas seções: uma para agregar artigos de abordagens multiplataformas; e um espaço convergente, dedicado a ensaios, entrevistas e resenhas. O editor-chefe da publicação é o Prof. Dr. João Carlos Massarolo, também coordenador do grupo de estudos GEMInIS.

As edições já publicadas podem ser acessadas nos links abaixo, e as normas para publicação, bem como chamada de artigos e divulgação de lançamentos de números estão disponíveis no site da publicação: http://www.revistageminis.ufscar.br/

n. 1(1) Ficção Audiovisual Seriada – JUL/DEZ. 2010

O primeiro é dedicado a explorar uma temática extremamente atual e central para os estudos sobre as mídias interativas, situada nos domínios conexos das linhas de trabalho do Grupo: ‘A Ficção Audiovisual Seriada’. Busca-se assim, adentrar na ‘toca do coelho’ das formas serializadas contemporâneas a partir das narrativas de longa duração, caracterizadas por suas múltiplas extensões, buscando compreender de que modo os processos de convergência midiática e cultural produzem o alargamento das fronteiras do universo das narrativas transmidiáticas.

n. 1(2) Mobilidade: Tendências e Desafios na Era Digital – JAN/JUN. 2011

Este segundo número é especialmente dedicado à exploração de uma temática relevante para o futuro do Entretenimento, da Comunicação e da Educação – “Mobilidade: tendências e desafios na era digital”. Trata-se de um tema com potencial estratégico para o desenvolvimento de novos modelos de negócios ‘geminados’ nas plataformas de conteúdo entre a conectividade pessoal móvel e as redes sociais.

n. 2(2) Transmídia: Estratégias e Processos de Construção de Mundos – JUL/DEZ. 2011

“Esta edição traz novidades: as discussões temáticas foram subdivididas por áreas de afinidades que incluem além do dossiê propriamente dito, as seções abordagens multiplataformas e espaço convergente. O dossiê desta edição é dedicado à exploração de um assunto relacionado diretamente ao futuro do entretenimento audiovisual: Transmídia: estratégias e processos de construção de mundos. Trata-se de uma discussão importante tanto no contexto dos novos arranjos da economia digital quanto para um maior entendimento dos novos modelos de negócios ‘geminados’ nas multiplataformas da produção audiovisual contemporânea. A entrevista da edição foi realizada com Aaron Smith, um dos principais pesquisadores de transmídia e do seriado Lost, objeto de estudo em artigo de sua autoria nessa edição.

Próxima Edição: 

A próxima edição da revista GEMInIS (ano 03, n.01) – JAN-JUL/2012 terá como tema de dossiê o “Ativismo DigitalOs artigos desse dossiê trarão debates e análises sobre os modos e estratégias de mobilização utilizadas por ativistas em diversas plataformas midiáticas.