GEMInIS

Encontro (15/05) – Sophie – Entre cinema, media art e Performance com Profa. Walmeri Ribeiro

Na próxima terça-feira (15/05) será realizado um encontro especial promovido pelo grupo de estudo GEMInIS (Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar. O evento será mediado pelo Prof. Dr. João Carlos Massarolo (coordenador do GEMInIS/UFSCar) e pela Profa Dra. Josette Monzani e contará com a participação da convidada do PPGIS Walmeri Ribeiro, Profa. Adjunta do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). A palestrante também é coordenadora do Laboratório de Poéticas cênicas e audiovisuais (LPCA) e do projeto de extensão e pesquisa em artemidia Conexões Estéticas da UFC.

Walmeri irá discorrer sobre suas realizações artísticas, e mais especificamente sobre a instalação interativa Sophie (2010), sobre a qual abordará o processo de criação da obra, discutindo temas como as relações estabelecidas entre o sujeito e o dispositivo técnico, co-criação, atuação, presença e afeto, discutindo assim o regime de sentido implicado na obra.

Sophie é uma Performance-Based Installation que mistura interfaces interativas e video-instalação. A obra consiste em uma personagem que estabelece um grau de identificação diferente com cada visitante que passa pela instalação. Adequada a um espaço estratégico da galeria, a instalação projeta a imagem da personagem de modo que esta esteja integrada harmoniosamente ao espaço e que, ao escapar dos limites do quadro, possa estabelecer com o público uma relação de presença.

O encontro terá inicio as 19h na sala 11 do DAC (Departamento de Artes e Comunicação na UFSCar, campus São Carlos. Todos estão convidados a participar.

Evento no Facebook.