GEMInIS

Encontro GEMInIS – 17/08/2010

Acontecerá no dia 17 de agosto (terça), às 19h30h na sala de projeções do CECH no AT2, a palestra “Comunicação Digital e Interatividade: Panorama Atual”, ministrada pelo  Prof. Dr. Héctor Navarro Güere (Universidade de Vic – Catalunha), e mediada pelo coordenador do grupo de estudos, Prof. Dr. João Massarolo da UFSCar.

O palestrante irá abordar o discurso das mídias, as interfaces da comunicação na sociedade contemporânea por dispositivos móveis e suas principais características. Outros tópicos abordados serão a perspectivas da comunicação audiovisual e na área da convergência de mídias e as múltiplas plataformas (cinema, Internet, mídias móveis, mídias sociais). O palestrante irá trazer exemplos de experiências com profissionais e pesquisadores da Espanha.

O evento é uma promoção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som, Laboratorio de Estudos do Discurso (LABOR) e Grupo de Pesquisa sobre Tics no ensino-aprendizagem de LE (GpTicsLE).

  • Prof. Dr. Héctor Navarro Güere: Professor e pesquisador em comunicação visual. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Central da Venezuela e um doutorado em Belas Artes pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor titular e diretor do Departamento de Comunicação Digital na Universidad de Vic. Membro de Grupo de Pesquisa Interações Digital (GRID), da Universidade de Vic. Em Caracas e em Barcelona, trabalhou como designer gráfico, editor e editor de jornais e revistas. Ele também trabalhou como editor de várias revistas e jornais, e como professor de tipografia, design gráfico e editorial da Escola de Design LAI (centro ligado à Universidade Internacional da Catalunha), o mestre em Design de Produtos Multimídia (Universidade Politécnica de Catalunha) e mestre em Comunicação e Gastronomia (Universidade de Vic). Como pesquisador tem participado em vários congressos nacionais e internacionais e centrado seus interesses na imagem, no visual como problema de comunicação, no design de interface gráfica do usuário e na tipografia. Como um membro do GRID desenvolveu dois projetos sobre os novos perfis profissionais no jornalismo, na Catalunha (2006). Autor de três livros sobre design de interface do usuário para sites web: E-Colors (2002), www. Identidade Corporativa (2002) e www.Hotshops (2002), e um título anterior sobre a percepção da arte cinética. 3 artistas da Venezuela (1995).

Cartaz