GEMInIS

Encontro GEMInIS – 08/06/2010

Acontecerá no dia 08 de junho (terça), às 19h na sala 11 do DAC, a palestra “Zona Incerta: O Alternate Reality Game mais ambicioso do Brasil”, ministrada pelo jornalista Denis Russo Burgierman (Webcitizen), e mediada pelo coordenador do grupo de estudos, Prof. Dr. João Massarolo da UFSCar.

O palestrante falará sobre a realização do Zona Incerta, o primeiro Alternate Reality Game (ARG) do Brasil, indo desde a idéia inicial, a luta para convencer os executivos da empresa de que a iniciativa era viável, até o ápice do ARG quando um importante senador da república discursou contra a empresa fictícia que havia sido criada para o jogo, tornando o assunto capa da Folha de S. Paulo. Também será discutido sobre o apredizado adquirido durante o processo de realização e também as frustrações de viabilizar projetos complexos como esse no contexto de uma grande empresa de mídia e de um patrocinador corporativo.

  • Denis Russo Burgierman é jornalista e hoje trabalha como diretor de informação da Webcitizen, uma empresa que promove engajamento cívico a partir das novas tecnologias. Fez sua carreira na revista Superinteressante, onde trabalhou por 11 anos, os últimos 3 como diretor de redação. Em 2007, foi um dos 20 jornalistas dos 5 continentes premiados com uma Knight Fellowship, que lhe permitiu estudar na Universidade Stanford, na Califórnia, por um ano. Escreveu alguns livros, inclusive o “Piratas no Fim do Mundo”, a partir de sua experiência a bordo de uma expedição eco-terrorista à Antártica. Estava à frente da Superinteressante quando a revista realizou o Zona Incerta, o primeiro e mais ambicioso ARG brasileiro. É ciclista urbano e já viajou de bicicleta em 4 continentes.