GEMInIS

Encontro GEMInIS [27/10]

O próximo encontro do GEMInIS do dia 27 de outubro (terça) às 19h na sala do Livid-DAC – terá abertura com a palestra “Quest como estrutura narrativa nos videogames contemporâneos”, ministrada por Jônata Kerr de Oliveira da UFSCar e mediada pelo coordenador do grupo de estudos Prof. Dr. João Massarolo da UFSCar.

  • Jônatas Kerr de Oliveira é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som, onde pesquisa a narrativa nos videogames. em especial a forma como as quests são utilizadas em World of Warcraft para contar histórias. Foi professor substituto da área de Animação e Hipermídia do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar. Graduado pela USP (2005) como Bacharel em Ciências da Computação, além dos jogos eletrônicos pesquisa sobre as mídias digitais, efeitos visuais, pós-produção cinematográfica e animação 3D, focando, principalmente, no uso de Softwares Livres. É membro ativo do GEMInIS (Grupo de Estudos Sobre Mídias Interativas em Imagem e Som), vinculado ao PPGIS-UFSCar.

Logo após, será dado início ao encontro com o debate temático “Cultura da Convergência”, coordenado pelo Prof. Dr. João Massarolo. Na ocasião serão discutidas questões relevantes a cultura contemporânea e o fenômeno de convergência das mídias. Bibliografia básica para o debate:

  1. Cultura da Convergência – Introdução – Autor: Henry Jenkins [pdf]
  2. Novas Mídias como tecnologia e idéia: dez definiçõesAutor: Lev Manovich [In: LEÃO, Lucia (Org.). O Chip e o Caleidoscópio – Reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac São Paulo, 2005] [pdf]