GEMInIS

I Seminário Histórias de Roteiristas: Novo Paradigma do Cinema Brasileiro

roteiro_seminario

A Universidade Presbiteriana Mackenzie promoverá entre os dias 28 e 29 de outubro o I Seminário Histórias de Roteiristas: Novo Paradigma do Cinema Brasileiro. A primeira edição do Seminário Histórias de Roteiristas foi concebida dentro da filosofia do Projeto de Pesquisa “História de Roteiristas”, cuja investigação se desenvolve no escopo do cinema/teledramaturgia/audiovisual nacional. O eixo deste seminário é o tema Roteiro Audiovisual, um ponto por onde as reflexões sobre o audiovisual passarão obrigatoriamente.

No Brasil, por motivos diversos, o interesse pelo roteiro é recente. Entidades como a Associação de Roteiristas – AR e a Autores de Cinema foram fundadas, respectivamente em 2000 e 2006. No ambiente universitário, vimos a revalorização do roteiro através das atualizações curriculares dos cursos oferecidos e de pesquisadores individuais e de grupos de pesquisa que vêm se debruçando sobre as questões teóricas e práticas do tema. Para a formação de roteiristas houve um espocar de cursos livres, edições de livros de autores nacionais e traduções de títulos de autores estrangeiros sobre o tema.

A proposta deste Seminário é  de introduzir a reflexão organizada sobre o tema, trocar e expandir essa reflexão,  produzir novos conhecimentos e de promover anualmente outras edições do Seminário junto àqueles que se agreguem a esta área do conhecimento.

Fonte: http://www.mackenzie.br

Contato: seminarioroteiro.ccl@mackenzie.br

Realização:
Núcleo Audiovisual
Centro de Comunicação e Letras – CCL

Apoio:
Mackpesquisa
Autores de Cinema
Martinelli Films