GEMInIS

Encontro GEMInIS [29/09]

O próximo encontro do GEMInIS do dia 29 de setembro (terça,) às 19h na sala do Livid-DAC – terá abertura com a palestra “Um modelo estrutural de conteúdos educativos para televisão digital interativa“, ministrada por  Prof. Dr. Francisco Belda da IES/USP e mediada pelo coordenador do grupo de estudos Prof. Dr. João Massarolo da UFSCar.

  • Francisco Rolfsen Belda é Bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2003) e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos também da USP (2009). Foi bolsista do CNPq na área de Difusão Científica e é pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos na área de comunicação e divulgação de ciência e tecnologia, onde também exerceu a direção editorial da Agência Multimídia de Educação e Comunicação Científica, responsável pelo portal CiênciaWeb (2006-2009). Fundou e dirige, desde 2004, a Editora Casa da Árvore Ltda, responsável pela publicações de livros e revistas de divulgação científica e por serviços de assessoria de imprensa para grupos de pesquisa e eventos científicos. Foi professor de jornalismo na PUC Campinas, na Faculdade de Ciências e Letras de Catanduva e nas Faculdades Hoyler. Publicou artigos em periódicos científicos e apresentou trabalhos em congressos nas áreas de jornalismo, comunicação, ciência e mídias digitais. Foi professor e orientador de trabalhos acadêmicos em curso de aperfeiçoamento de professores da rede pública municipal pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Campinas. Atua como professor de Jornalismo e Webdesign no Centro Universitário de Araraquara e como professor convidado em cursos de especialização em jornalismo e comunicação oferecidos pela Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). É pesquisador membro do Laboratório de Comunicação, Tecnologia e Comunicação Cidadã da Unesp de Bauru. Pesquisa a aplicação de novas tecnologias educacionais e comunicacionais em colaboração com o Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas (USP). É, atualmente, gerente de Internet do jornal Tribuna Impressa, de Araraquara.

Logo após, será dado início ao encontro com o debate temático “Cultura da Convergência”, coordenado pelo Prof. Dr. João Massarolo. Na ocasião serão discutidas questões relevantes a cultura contemporânea e o fenômeno de convergência das mídias. Bibliografia básica para o debate:

  1. Cultura da Convergência – Introdução – Autor: Henry Jenkins [pdf]
  2. Novas Mídias como tecnologia e idéia: dez definiçõesAutor: Lev Manovich [In: LEÃO, Lucia (Org.). O Chip e o Caleidoscópio – Reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac São Paulo, 2005] [pdf]
setembro 17, 2009