GEMInIS

Encontro GEMInIS (26/05)

O próximo encontro do GEMInIS do dia 26 de maio – terça, às 19h na sala do Livid-DAC – terá abertura com a palestra “Métodos de Codificação de Vídeos Estereoscópicos Digitais“, ministrada pelo  Prof. Ms. Leonardo Andrade da UFSCar e mediada pelo coordenador do grupo de estudos Prof. Dr. João Massarolo da UFSCar.

  • Leonardo Andrade é professor assistente da UFSCar no Departamento de Artes e Comunicação e membro pesquisador do GEMInIS. Graduado em engenharia da computação pela Engenharia de Computação pela UFSCar e mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP. Atualmente está doutorando em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP, com um estudo sobre novas metodologias de armazenamento e de reprodução de vídeos estereoscópicos, assunto de sua apresentação.

Logo após a palestra, será dado início ao encontro com o debate temático “Cultura da Convergência”, coordenado pelo Prof. Dr. João Massarolo. Na ocasião serão discutidas questões relevantes a cultura contemporânea e o fenômeno de convergência das mídias. Bibliografia básica para o debate:

  1. Remediation – Understanding New Media: Revisiting a ClassicAutor: Stephen Dobson [pdf]
  2. Reflexões sobre a convergência midiática Autora: Suely Fragoso [pdf]
  3. Novas Mídias como tecnologia e idéia: dez definiçõesAutor: Lev Manovich [In: LEÃO, Lucia (Org.). O Chip e o Caleidoscópio – Reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Senac São Paulo, 2005] – [pdf]

O GEMInIS tem reuniões mensais, toda última terça-feira do mês na sala do Livid do Departamento de Artes de Comunicação da UFSCar, a partir das 19h. Os encontros são sempre abertos com palestras de convidados e então seguidas de debates temáticos, tendo como assunto a “Cultura da Convergência” durante esse primeiro período de 2009.

Prof. Dr. João Massarolo (Coordenador do GEMInIS): Cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema e Audiovisual pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 (2007) e O Quintal dos Guerrilheiros (2005). Publicou os seguintes capítulos de livros: O Potencial narrativo dos videogames (2009),‘São Carlos / 68: Matizes de uma Luta’ (2008), O Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado’, ‘A Ação Dramática em Jogos: Games como ambiente de imersão’,  É professor associado do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, desde 1992 e, atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Mídias Interativas em Imagem e Som.