É com grande satisfação que apresentamos mais um novo número da Revista GEMInIS. Nesta edição, apresentamos a segunda parte da temática Vídeo Sob Demanda – novo modelo de negócio para o audiovisual brasileiro, que discute aspectos da distribuição audiovisual online no contexto brasileiro, por suas dimensões econômicas, culturais e produtivas. Os cinco artigos presentes nessa seção discorrem sobre o tema por diferentes abordagens: Gabriel Fliege de Lucena Stuckert (ANCINE) investiga quais seriam as implicações em termos de política cultural que poderiam decorrer da entre o VOD e o mercado de vídeo doméstico, caso esta fosse a abordagem institucional da ANCINE; Fernando Carlos Moura (UAM) analisa o avanço do consumo não linear de conteúdos audiovisuais e estabelece quais são as estratégias das emissoras brasileiras, seja na TV aberta ou na TV paga, para assegurar as audiências; Amanda Veronesi Vieira (UFSCar) e Cíntia Maria Gomes Murta
(PUC-Minas) debatem as mudanças no mercado televisivo e na experiência de consumo audiovisual provocadas pela abertura de canais de distribuição online, a partir das estratégias inovadoras de fornecimento de conteúdo observadas na plataforma Globo Play; Fernanda Ferreira de Abreu (UFF) e Daniele de Castro Alves (UERJ) refletem sobre a importância do branded content para as indústrias de entretenimento e publicidade num cenário marcado pelo crescimento significativo do consumo de vídeos sob demanda.
Gostaríamos de também destacar os demais artigos reunidos na seção “Espaço Convergente”, com trabalhos que analisam temas como as conexões narrativas
do Universo Cinematográfico Marvel presentes no seriado Luke Cage, a produção de sentido em videoclipes musicais interativos, a imersão fractal em experiências do entretenimento digital, a forma do filme-ensaio, além de uma resenha sobre o livro Mídias Ópticas (2016), de Friedrich Kittler.
Esta edição está nas nuvens graças ao trabalho generoso e árduo realizado pela Equipe de Editores. O agradecimento é extensivo a todos os autores que participaram
deste número e também aos pareceristas e colaboradores pela leitura atenta e minuciosa, ajudando-nos na seleção dos artigos a serem publicados. A equipe editorial deseja a todos uma boa leitura!
João Carlos Massarolo
Editor Responsável
Você precisa fazer login para comentar.