03/09/2010 (sexta-feira) – Sala 11 do DAC – 10h
VIDEOGAMES E A NARRATIVA SERIADA: QUEST COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE MUNDOS
Autor: Jônatas Kerr de Oliveira
Banca:
Orientador: Prof. Dr. João Carlos Massarolo – UFSCar
Examinador: Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand – UNICAMP
Examinador: Prof. Dr. Vicente Gosciola – UAM
Resumo:
Historicamente, as quests foram abordadas pelos jogadores, que de forma empírica as analisaram e sistematizaram a fim de desvendar o funcionamento da estrutura interna dos jogos. Posteriormente, na Academia, o tema foi abordado de forma tangencial e observou-se a necessidade de abordá-las como objeto primário de estudo. Assim, assume-se como objeto de estudo a narrativa por meio de quests nos MMORPGs, em específico a forma como as histórias são contadas usando quests dentro de World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004), identificando as principais características tanto estruturais como funcionais deste ato de contar histórias, o que permite uma diferenciação entre diversos tipos de quests. Pretende-se assim demonstrar que a narrativa por meio de quests em World of Warcraft é diferente de outras estruturas de quests e que a estrutura fragmentária das quests se apresenta como uma forma de narrativa seriada, o que permite a construção de um mundo ficcional amplo e profundo ao mesmo tempo. A análise desta estrutura narrativa dentro de sistemas complexos como os mundos virtuais dos MMORPGs permite não apenas que se reveja a forma como entendemos a relação da narrativa com os videogames, mas também que se possa expandir a forma como compreendemos o próprio ato de contar histórias.